quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ICHU- Palestra, Musica e alegria marcaram o encerramento do Outubro rosa pela Equipe de Saúde Helena Santiago

O outubro rosa é um mês  que e marcado anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.


Durante todo esse período a equipe de Saúde da Família Helena Santiago em Ichu Bahia, procurou chamar a atenção de todos que procuravam a Unidade Básica quanto a importância de se prevenir contra esse problema que a cada dia vem crescendo no Brasil.

Palestras, Exames citopatológicos, consultas rotineiras fizeram parte da rotina de quem precisou ir para realizar algum tipo de procedimento, chamando a atenção para a prevenção e o cuidado.

Na última quinta Feira, 27 de Outubro, os profissionais que compõem a UBS Helena Santiago dedicaram o seu tempo para além de reforçar sobre o tema, saiu ao encontro de Pacientes que já tiveram ou ainda estão em tratamento do Câncer de Mama dentro do Município. O objetivo principal deste momento foi mostrar para essas guerreiras que elas não estão sozinhas, que são vencedoras e que merecem todo o reconhecimento por parte da equipe.

Durante as visitas, as Mulheres foram recebidas com música cantada por Elmo Carneiro que dedicou o seu tempo para levar alegria nessas famílias, cantando músicas de auto estima e agradecimento ao querido Deus. 

Em cada casa visitada, a família demonstrava sua emoção de ter vencido e estar superando essa fase difícil da vida relatando todo o processo que vai  do medo, luta, angustias,apoio, fé, até a tão esperada superação.

A Junção de todas as mulheres guerreiras foi dada numa ligação de força, ânimo e determinação que  somando uma a uma, formou-se uma grande corrente de amor.

A cada rua percorrida, a equipe levava  as mulheres visitadas para visitar outra família, acompanhadas pelo Forrozeiro Elmo Carneiro que entoava  músicas pelas ruas da cidade, chamando a atenção dos moradores.

A  Rádio Comunitária Independente FM Abriu espaço durante o Programa Sintonia Independente através do Comunicador Mateus Oliveira onde a Enfermeira Denieire Santiago colocou a sua satisfação em trabalhar e realizar momentos tão importantes como esse dentro do municipio.

Denieire destacou o empenho de todos e agradeceu em especial ao cantor Elmo Por ter se doado para que esse dia se tornasse ainda mais especial.


A equipe deixa aqui uma mensagem de otimismo a todos que vierem a ler este texto como forma de mostrar que tudo e possível quando se tem fé.

"Ter a força de pisar sobre os problemas com um sorriso no rosto é o que torna o fardo mais leve e as pancadas da vida menos doloridas. Conseguir sorrir quando muitos estariam se lamentando é a diferença que faz com que as vitórias cheguem logo e o sofrimento seja breve. Quem troca o choro por fé, logo derrama doces e puras lágrimas de gratidão e alegria".-(Cleonio Dourado)
Por Cida Carneiro com Fotos de Normeide Lima  
CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário