quarta-feira, 10 de maio de 2017

ICHU-Com oficinas de Bionergética e Funicionalidade na Sala de aula foi iniciado o II módulo da Jornada inclusiva da APAE


A I jornada Inclusiva da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) iniciada em Abril de 2017, teve seu II módulo iniciado na última terça Feira, 09 de Maio e contou com as participações da Fisioterapeuta Caroline Moreira e da Assistente Social e Terapeuta holistica Irannet Santiago.

Na Parte da Manhã os profissionais que fazem da APAE-Ichu um lugar de Amor, participaram da Oficina que teve seu tema principal: "Trabalhando a funcionalidade na Sala de Aula".
A Fisioterapeuta que compõe a Secretaria Municipal de Saúde, Carol falou da importância de se trabalhar a autonomia dos estudantes onde o professor deve ser apenas o mediador deixando que o próprio estudante aprenda a desenvolver as suas habilidades dentro das suas limitações.
Foi aplicada uma oficina com o tema proposto com o objetivo de levar o grupo a perceber o valor do respeito mútuo, a aceitação as diferenças individuais, todo tipo de preconceito, rótulos e estereótipos que são prejudiciais às pessoas e relacionamentos. 
Para Carol, é preciso que aprendamos o respeito, a paciência, e a tolerância para que tenhamos relacionamentos mais saudáveis e por conseguinte uma vida mais  tranquila.
Sobre as deficiências, Carol trouxe para a discussão o texto de Mario Quintana que dizia o seguinte: 

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. "Louco" é quem não procura ser feliz. "Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria."Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão."Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia."Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda."Diabético" é quem não consegue ser doce."Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus.
Na parte da tarde, Iran Santiago ofertou  uma oficina de Bioenergética que significa energia da vida. Iram mostrou através da prática que todo o conjunto da bioenergética são exercícios e movimentos sincronizados com a respiração. Estes exercícios ativam a tua energia e, quando a energia do teu corpo é ativada e emerge, ela quer circular por tudo e sair pelo alto da tua cabeça. Tudo o que essa energia encontrar de obstáculos no caminho, ela vai tentar expulsar. Toda a tendência do nosso organismo é de se limpar. Por isso, durante os exercícios de bioenergética tem choros, expressão de raiva, risos, gritos, tremores de medo e vibrações sexuais.(http://namaste.com.br/bioenergetica/).
O Próximo momento será no dia 18 de maio com as participações do Psicólogo Leonam Castro e da Psicopedagoga Normandia Lima.
Zudy Castro, Diretora geral da APAE e Leonam Castro Psicólogo agradecem imensamente aos condutores que vem a cada momento capacitando ainda mais esses profissionais que se doam naquilo que faz.
Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário