sexta-feira, 19 de maio de 2017

ICHU-Educação Inclusiva e inteligência Múltiplas foram trabalhadas no II momento da Jornada da APAE


Na última quinta feira, 18 de maio de 2017, foi realizado o II momento da jornada Inclusiva da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ichu Bahia.

Com oficina de Inteligência Múltiplas, o Psicólogo e idealizador da Jornada Leonam Castro, veio mostrar aos profissionais da Educação que os indivíduos diferem na habilidade de entender ideias complexas e que todas as pessoas possuem inteligência mas, devido a forma de educação e às influencias genéticas, familiares, ambientais, culturais algumas desenvolvem mais umas que outras o que com treino e foco, todas podem ser desenvolvidas.

Assim sendo, Leonam  trabalhou com os presentes, o corpo, sensações e emoções no contexto escolar.  Sobre autopercepção corporal, foi realizada uma dinâmica para que as pessoas se apresentassem a partir de objetos de sua identificação.

 A autopercepção de si e do outro através de duplas foi desenvolvida a fim de fortalecer os vínculos e trabalhar as questões emocionais diferentes de relações interpessoais no contexto do trabalho. 

Encerrou -se com avaliação do módulo e da jornada em que as pessoas puderam fazer uma autoavaliação e expressar suas opiniões e sugestões acerca do que foi vivenciado e partilhado.

No Turno vespertino, a Psicopedagoga Normândia Lima trouxe para o debate a Educação inclusiva que  supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.
 
foi colocado que isto pode ser conseguido por meio de um ambiente de aprendizagem escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo.
 
Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste a escola, mas, acima de tudo, é necessário que se entenda que a escola tem a tarefa de ensinar aos alunos a compartilharem o saber, os sentidos das coisas, as emoções; a discutir e a trocar experiências e pontos de vista.

A direção da APAE mais uma vez agradece aos monitores pela contribuição dada nesses espaços de discussão e aprendizado como também reforça o convite para mais um momento a se realizar no dia 25 de maio onde a Psicóloga Raissa Ramos trabalhará através de oficina  o tema Reinventando a História do Drama.
Por Cida Carneiro com informações e fotos de Leonam Castro-Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário