quinta-feira, 4 de maio de 2017

ICHU-Gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família recebem Repelentes através do MDSA

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) distribuirá 15,9 milhões de frascos divididos em sete lotes. O último lote será distribuído em dezembro. Nesta primeira etapa, serão entregues quase um milhão de unidades. As prefeituras ficarão responsáveis por escolher a melhor forma de distribuição – ou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na unidade de saúde. Cerca de 484 mil gestantes beneficiárias do Bolsa Família receberão repelentes para reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya. (http://www.brasil.gov.br/saude).

Em Ichu os Repelentes foram entregues na última terça feira, 02 de maio, através das Unidades Básicas de Saúde visando uma orientação mais frequente para com as gestantes já que elas são acompanhadas mensalmente pelas enfermeiras que compõem a Atenção Básica e são elas que conhecem de perto cada uma delas.
Durante o momento da entrega, a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica Denieire Santiago desenvolveu uma palestra falando sobre a Zika nas gestantes e as consequências da microcefalia. Para ela não basta entregar apenas por entregar. É preciso fazer um trabalho de conscientização com cada gestante para que o uso do repelente surta o efeito esperado.
 
A doença é recente, e o Brasil foi o primeiro país de grande população a ter um surto. Os sintomas da zika são manchas pelo corpo, coceira, febre e conjuntivite, além de dor nas articulações. O vírus é capaz de atingir a placenta, o líquido amniótico e o bebê, causando malformações neurológicas como a microcefalia (o bebê nascer com a cabeça menor que o padrão).(brasil.babycenter.com).
Por Cida Carneiro com Informações e fotos de Denieire Santiago
Veja outras fotos: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário