quarta-feira, 10 de maio de 2017

ICHU- Secretaria de Saúde confirma uma morte de Mico por Febre Amarela e emite nota de esclarecimento à população

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu, vem através deste meio de comunicação informar que  na manhã desta quarta-feira (10) foi confirmado um caso positivo de Febre Amarela em macaco  sendo que o mico  havia sido encontrado morto no povoado de Praianos, no dia 05/04/17. Os exames foram realizados pelo laboratório LACEN em Salvador e  a equipe estava aguardando o resultado para assim fazer a divulgação.
A partir do encontro do animal, a Secretaria de Saúde  antecipou as ações que deveriam ser feitas caso o resultado fosse confirmado como positivo. No dia  07 de Abril de 2017, (dois dias após o ocorrido), Foi  enviado à localidade toda equipe dos agentes de Combate a endemias para fazer o bloqueio na área sinalizada pelo mico. Na semana seguinte foi realizada a verificação dos cartões de vacina e  vacinação dos  moradores do povoado como forma de prevenção.

A partir de hoje, 10 de maio, devido à confirmação, a vacinação será intensificada em todo o  município, assim como as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Secretária de Saúde Nailana Silva, ressalta que a situação está controlada, que o município tem uma boa cobertura de vacinação e vem em público TRANQUILIZAR a população já que graças a Deus  esse caso  foi registrado em primata e não há nenhum caso de febre em humanos. 
Vale ressaltar que depois de constatada a morte desse primata e realizada essas ações, não ocorreram nenhum registro de outro caso.

Mais uma vez a equipe informa que esse caso positivo NÃO é motivo para as pessoas ficarem apavoradas saindo correndo para os PSFs. Quem já tomou uma dose da Vacina contra febre amarela está imunizado já que de acordo com o ministério da Saúde
são necessárias 1 apenas dose. Portanto, adultos que já receberam essa dosagem NÃO precisam tomar mais nenhuma outra como reforço.
As crianças menores de 5 anos e que nunca receberam a vacina podem receber a primeira dose a partir dos 9 meses e também estará imunizada.
 Antes de se dirigir a uma UBS, converse com seu agente comunitário e veja quais são as orientações para tomar a vacina lembrando que e o município tem um estoque suficiente para aplicar nas pessoas que realmente necessitam da dose contra a doença.
Como sábado dia 13 de maio é o dia D de Vacinação contra a Gripe, a equipe de Saúde estará de prontidão nas Unidades Básicas  para atender a todos que por lá chegarem. Por esse motivo, a Dires em Feira de Santana estará enviando mais doses até sexta feira garantindo a permanência do estoque do município lembrando que cada cidadão que procurar as unidades deverão estar munidos da caderneta de Vacinação.

Aproveito para fazer um apelo a toda população: "Vamos intensificar o nosso compromisso no combate ao mosquito Aedes aegypti porque ele não transmite apenas a febre amarela, também transmite a Dengue, Chikungunha e Zika".
Obrigada a todos!
Nailana Araújo-Secretária de Saúde de Ichu-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário