quinta-feira, 8 de junho de 2017

ICHU-ACS participam de Encontro Regional de Lideranças no SINDRACS-Centro Leste Bahia

Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de Ichu, Adelídia, Cida e Edileuza participaram na última Quarta Feira, 07 de Junho de 2017 de um encontro de Diretores, Presidentes e Lideranças de Sub-Sedes no Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde do Centro Leste em Feira de Santana Bahia.

A Assembleia Geral ordinária trouxe em suas pautas assuntos referentes a estes profissionais como:
  •  Discussão e deliberações sobre o Projeto de Lei 6.437/16 que Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre as atribuições das profissões do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias,visando  ampliar o grau de formação profissional e estabelecer as condições e tecnologias necessárias para a implantação dos cursos de aprimoramento dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;
  • Deliberações e estratégias de mobilização para o reajuste do Piso Nacional, impacto das Reformas trabalhista e previdenciária no contexto da Carreira do ACS e ACE;
  • Estratégia de trabalho para o reajuste ou reposição salarial no âmbito municipal;
Elinalva Batista, Presidente do SINDRACS avaliou como bastante positivo a mobilização realizada em Brasília no final do mes de maio. Para ela, os Agentes comunitários de Saúde e de combate a Endemias deram um Show.
 "Cada dia me convenço mais da nossa responsabilidade e comprometimento da nossa luta. Fomos elogiados e aplaudidos por toda equipe de segurança que circulavam o espaço do congresso em especial pela Polícia Federal por nossa organização ordeira. Apesar do momento ter sido de tumultos e protestos por outras categorias e movimentos,  fomos recebidos e conseguimos fazer com que o Projeto fosse votado e aprovado pela comissão especial mostrando que nossa categoria é um exemplo de luta onde juntos somos e nos tornamos cada vez mais fortes"-Completou!

Sobre as lutas no âmbito municipal Elinalva Lembrou que é preciso saber separar o lado profissional do político para alcançar o objetivo final. 

Quanto as futuras mobilizações para aprovação do PL 6437/16 e a luta para o Reajuste do Piso Nacional, foi colocado que será necessário o envolvimento e comprometimento mais uma vez, de todos com mais uma ação da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias) visando o fortalecimento das batalhas que irão acontecer nos próximos meses. Foi criado uma  uma Rifa entre amigos sendo de extrema importância que todos se envolvam para que o recurso arrecadado será usado no investimento de pagamentos da assessora jurídica, despesas com a organização de movimentos, materiais logísticos e despesas em geral.
Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário