sexta-feira, 21 de julho de 2017

ICHU- Realizada a V Conferência Municipal de Saúde

Visando a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018-2021, a partir de um diagnóstico da situação de saúde e das propostas aprovadas no relatório da Conferência Municipal, e assim qualificar ainda mais o trabalho da gestão em seus próximos quatro anos, foi realizada no último dia 20 de julho de2017 a V Conferência Municipal de Saúde de Ichu Bahia.


O momento realizado no Centro Cultural,  contou com os profissionais que atuam na área, população Ichuense e Sociedade Civil. Estiveram presentes a vereadora Lúcia Maria, a Secretária de Assistência Social Maria das Graças, a Secretária de Saúde Nailana Araújo, o Secretário de Administração Gustavo Reuter, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde e SINTRAPI (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Ichu) Adailton Conceição, o Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público federal Antônio Pereira Sobrinho, e a Fisioterapeuta e Acupunturista Halidê Galvão.

Durante o período da manhã, houve uma demonstração das práticas alternativas e complementares no SUS pela acupunturista Halidê Galvão que trouxe a medicina Chinesa através do Yin e Yang que é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas. A luz, que é uma energia luminosa e apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz  muito fraca, é o yin. 

 Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial. Algumas práticas chinesas ja  ja vem sido aplicadas no município  pelas Terapeutas Caroline Moreira, Iran Santiago e ketty Cedraz como Massagem Reikiana, Reiky, TRE como também outras práticas como terapias comunitárias, Pilates, Grupo ponto de Equilíbrio, dança viva, massoterapia, etc.

Sobre os grupos de trabalho, estes foram divididos em 04 que discutiram e levantaram propostas a serem aplicadas nos próximos 4 anos. Essas foram subdivididas em 08 eixos:

EIXO I: Vigilância: Proteção e Promoção da Saúde;

EIXO II: Atenção Integral a Saúde;

EIXO III: Saúde Com Inclusão Social;

EIXO IV: Gestão do Trabalho e Educação na Saúde;

EIXO V:Participação e Controle Social;

EIXO VI: Planejamento, Gestão de recursos e instrumentos de gestão;

EIXO VII: Rede e processo regulatório em Saúde;

EIXO VIII: Assistência Farmacêutica;

A Secretária municipal de Saúde Nailana Araújo, disse que essas ações e estratégias propostas por vários segmentos da sociedade, só faz inovar e crescer a gestão, criando novos horizontes. "Colocando propostas com os pés no chão é possível sim realizá-las . Algumas delas ja estão caminhando, outras não depende de nós para avançar ou não.A minha equipe se doa para acolher o usuário do SUS e realizar o que é possível"-Finalizou. 

Por Cida Carneiro

CONFIRA TODAS AS FOTOS: 










































Nenhum comentário:

Postar um comentário