quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ICHU-Secretarias de Saúde e Agricultura promovem capacitação sobre Raiva

As Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura do Município de Ichu promoveram nesta quarta feira, 09 de agosto uma capacitação sobre  Raiva que se realizou no Centro Cultural da Cidade.
"A raiva bovina é geralmente transmitida pela mordedura de morcegos hematófagos, que atuam como portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva. No Brasil, a espécie mais importante é a Desmodus rotundus. O vírus encontra-se na saliva do animal e, obviamente, é necessário que a saliva tenha contato com a ferida, pois o vírus não atravessa a pele íntegra. Existem também relatos da transmissão por via aérea que ocorre em cavernas (muito importante entre os morcegos) e locais fechados que abrigam animais doentes. Pode-se ainda, ocorrer a transmissão acidental através da utilização de vacinas vivas e durante a necropsia de animais afetados pela doença. 
A capacitação que contou com a participação dos Agentes comunitários de Saúde, Agentes de Combate a endemias, Produtores rurais, criadores de animais, demais profissionais de Saúde, bem como o representante da Secretaria de Meio Ambiente Edicarlos Mota a Coordenadora de Vigilância Epidemiológia Caroline Mota, foi transmitido através da Rádio Comunitária Independente FM para que as informações pudessem alcançar a todos os lares da região deixando a população bem  informada  sobre o ocorrido.
 O debate foi ministrado pelo Veterinário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) Dr Paulo Santana que trouxe como objetivo principal divulgar sobre a doença em si e os perigos ao seu redor.

Para Dr Paulo, Esse momento é mais que importante  para debater sobre o tema e trazer essa realidade para os principais envolvidos no contexto. "Foi constatado um caso positivo para raiva em animal no município e a equipe de Saúde de Ichu juntamente com o Criador, tomou todas as providências cabíveis para controlar  a Situação. 
 Através do cuidado e atenção com a população, a Saúde de Ichu através dessa equipe vem se destacando das demais o que nos deixa tranquilo. Quero aqui parabenizar  Denieire Santiago, Dr Claudio, Vigilância Epidemiológica e Secretaria que fizeram a notificação,  realizando todos os procedimentos com o paciente que teve contato com o animal mesmo sem a confirmação da doença (que só veio a se dar dois dias depois). Isso é trabalhar com o cuidado e a prevenção já que a Raiva é uma doença sem cura e as pessoas precisam saber disso".-Completou Dr Paulo.

Dentre o debate o Veterinário lembrou que existe um Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros - (PNCRH) que tem como objetivo reduzir a prevalência da doença na população de herbívoros domésticos, com a seguinte estratégia de atuação que na Bahia é feita pela equipe da ADAB. este faz:
- Controle da população de transmissores (usualmente os morcegos hematófagos Desmodus rotundus);

- Vacinação dos herbívoros domésticos em situações específicas;

- Vigilância epidemiológica;

- Educação em saúde e outros procedimentos de defesa sanitária animal.

Essas atividades colaboram na proteção da saúde pública e visam o controle da doença em herbívoros, que causa grande prejuízo econômico à pecuária nacional.
Durante a capacitação os agricultores e criadores de animais bem como a comunidade presente pode tirar suas dúvidas e sair esclarecidos sobre a real situação o que foi avaliado como bastante positivo e essencial já que quando não se conhece algo, surgem grandes questionamentos o que foram resolutivos dentro desse ambiente de conhecimento e informação. 

Vale destacar  o trabalho da técnica em enfermagem e Responsável pela sala de vacina  Rosilene e o Agente Comunitário de Saúde Sérgio Marcos pelo empenho dedicado durante todo esse processo de diagnóstico e resolutividade no problema encontrado.

 A Secretária Municipal de Saúde Nailana Araújo agradece a presença do Veterinário, aos criadores que tiveram contato com o animal e fizeram a notificação para que as providências fossem tomadas, ao público presente,as Secretarias de Agricultura, Educação e Assistência Social pelo apoio e a Rádio Comunitária Independente FM pela disponibilidade de transmitir esse momento a toda comunidade.
Por Cida Carneiro
CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 












Nenhum comentário:

Postar um comentário