quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ICHU-VIEP e VISA emitem relatório da reuniao ampliada em vigilancia em Saúde. CONFIRA:


A Reunião Ampliada em Vigilância em Saúde, realizada no município de Ichu-Ba, no dia 12 de setembro de 2017 teve como objetivo o desenvolvimento de propostas dos 04 subeixos propostos do Regimento da Conferência Estadual cujo tema central foi a "Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade". A participação da população, Conselho Municipal de Saúde, Associações, Sindicatos e Representantes de Entidades Políticas e Sociais possibilitaram o desenvolvimento das propostas abaixo listadas.


PROPOSTAS APROVADAS NOS EIXOS

Eixo 1: O lugar da vigilância e saúde no SUS

  1. Elaboração dos Protocolos Municipais de cada agravo de notificação compulsória com o fluxo de encaminhamento para a demanda.

  1. Intensificar os trabalhos de educação em saúde, visando instituir direitos e deveres da comunidade, com divulgação das ações por meio de palestras, panfletagens, etc.
 
  1. Ampliar a divulgação das ações e recursos financeiros utilizados das Vigilâncias para zona urbana e rural através da criação de uma página no blog, utilização de espaço na rádio comunitária para as vigilâncias e o jornal impresso da vigilância em saúde direcionado às associações, sindicatos, vereadores e demais Entidades.

Eixo 2: Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde

  1. Implantar o modelo Escola Cidadã em uma escola da zona rural e uma escola da zona urbana com o objetivo de desenvolver em conjunto as propostas da vigilância em saúde.


  1. Aquisição de um transporte exclusivo para as Vigilâncias.


  1. Continuidade do processo de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Eixo 03: Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.

  1. Realizar cadastro de animais domésticos (cães e gatos) juntamente com atividade educativa para conscientização da população para diminuir animais em situações de abandono.

  1. Desenvolver atividades educativas para capacitação dos jovens, envolvendo os mesmos no processo do cuidado, podendo estabelecer parcerias com a sociedade civil.

  1. Implantar o Programa Saúde do Trabalhador no município visando identificar situações de risco em ambientes de trabalho e desenvolver atividades educativas para prevenção de acidentes.


Eixo 4: Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde

  1. Ampliar e garantir apoio técnico e financeiro aos municípios para que execute com qualidade as ações de vigilância em saúde, compreendendo as ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, considerando as necessidades de saúde da população e do território, a partir do reconhecimento das iniquidades sociais em saúde.

  1. Conscientizar a população sobre acondicionamento do lixo residencial, com apoio técnico da vigilância em saúde, departamento do meio ambiente e secretaria de educação.

  1. Ampliar a assistência veterinária em casos reagentes de teste rápido para leishmaniose canina com aumento dos kits, conforme protocolo vigente.

Garantir a articulação de ações de vigilância e assistência em saúde na área rural e urbana, para atender as pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
Enfª Arlete Santiago – Coordenadora da Vigilância Sanitária
Enfª Carolina Pádua – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário